Tertúlia comemorativa do Dia Mundial da Poesia e da Árvore | Semana da Leitura

O Dia Mundial da Poesia e da Árvore foi celebrado pelo Município, através da Biblioteca Municipal Alves Mateus, com mais uma enriquecedora partilha de cariz intergeracional, que envolveu alunos e professores da Universidade Sénior (US), elementos da comunidade e estudantes do 6.º B da Escola Básica de Santa Comba Dão.

Intitulada “Poesia na Biblioteca”, a sessão foi aberta pelo professor da Universidade Sénior, Rui Jorge Pereira, com um poema de autoria própria, designado “O Poeta”. Num registo diferenciado, Bernardino Andrade partilhou com todos os presentes a leitura dramatizada do texto “O Poeta e a Inspiração”, que também envolveu a coordenadora do equipamento, Elisabete Almeida.

Diferentes expressões da arte de sentir e dizer foram trazidas a esta sessão por alunos da Universidade Sénior. Dina Mateus declamou o poema “As Palavras”, Aires Dias, trouxe “A verdade era Bela” e Isabel Dias partilhou “O Sonho”. Conchita Hernandez, de origem espanhola, leu um poema na sua língua natal “A Mi Mama”.

Acompanhados pela professora Maria do Céu Campos, os jovens estudantes do do 6.º B declamaram pequenos e criativos poemas, com forte inspiração na natureza e nos valores ecológicos. Para memória futura, estes contributos foram deixados pelos autores, numa árvore da poesia, símbolo de uma união entre os valores poéticos e naturais.

Esta ligação entre poesia e natureza foi celebrada, de igual modo, pelos elementos da comunidade participantes na tertúlia, que trouxeram poemas de autoria própria. Fica o registo para os contributos de Elsa Amaral com a declamação d’ “As Árvores e os Poetas” e de António Maria Matos, com o poema “Tudo é Árvore”. A universalidade da mensagem poética foi celebrada com a declamação, de Rute Basílio, do poema em inglês “Rabbits”, num momento acompanhado por uma pequena encenação de Susana Basílio. Autor local publicado, David Ferreira partilhou com os presentes a leitura do poema “Da Nascente à Foz”.

Em mais uma celebração da  poesia enquanto manifestação artística comum a toda a humanidade, Rui Jorge Pereira protagonizou o momento final da sessão, com a declamação de um  poema em francês.

O Município agradece a todos os envolvidos nesta iniciativa de  celebração do Dia Mundial da Poesia e da Árvore, reforçando que estes momentos de partilha só são possíveis e fazem sentido com o envolvimento da comunidade.