Um espetáculo ‘100 Idade’ nas comemorações do Dia Mundial da Poesia e da Árvore

Largas dezenas de pessoas assistiram ontem, 21 de março, no Auditório da Casa da Cultura, a uma iniciativa comemorativa do Dia Mundial da Poesia e da Árvore, que compreendeu dois momentos enriquecedores: o espetáculo ‘100 idade’ e uma leitura de poesia.

Coube à vereadora Carla Cunha dar as boas vindas a todos os que participaram neste evento, que marcou culturalmente a chegada da Primavera. A iniciativa – dirigida a utentes de Lares, Centros de Dia, alunos da Universidade Sénior, seniores acompanhados pelo CLDS 4G Viver + Santa Comba Dão e comunidade em geral – traduziu-se num momento singular de partilha da palavra, no âmbito do qual foi, ainda, veiculada uma importante mensagem ecológica de preservação da floresta e dos recursos naturais.

Um dos destaques da tarde – o espetáculo “100 idade” – foi levado à cena pelos polivalentes  animadores do serviço educativo e de animação da Biblioteca Municipal de Nelas, no âmbito do projeto “Partilhar aqui vamos nós”. Da récita da poesia ao teatro de marionetas, passando por um animado e muito divertido momento de teatro de improviso, em que o público foi convidado a subir ao palco, este foi um evento “de narração oral, que trabalhou histórias e textos soltos, sensações e a memória afetiva”. Uma apresentação enriquecida pela marcante expressividade dos animadores, que adensou a performance , uma vez que as palavras “se completaram na pele e nos gestos”. “Tudo, sem meias medidas. Porque cada história foi uma viagem. “

Nesta apresentação feita de partilhas, destaque ainda para a leitura de poemas pelos autores Conchita Hernandez, Elsa Silvestre do Amaral, Manuel Fonseca, Alcina Cardoso, Elsa Silvestre do Amaral, João Costa, Aires Dias e António Maria Matos. Integrados na Universidade Sénior, Centro Social e Paroquial do Couto do Mosteiro e comunidade, estes autores responderam afirmativamente ao desafio lançado pelo Município, através da Biblioteca Municipal, para a redação de um poema e texto alusivo à comemoração dos Dias da Poesia e da Árvore E o resultado não poderia ter sido mais enriquecedor!

No encerramento da iniciativa e em jeito de convite para a exposição ‘Fernando Pessoa – Coração de Ninguém”patente até ao final do mês de março, na Biblioteca Municipal, a bibliotecária Telma Coelho, recitou o poema “Liberdade” do autor icónico do modernismo português.