Uma ‘Volta ao Mundo em 80 Dias’ no Dia Europeu das Línguas
A Volta ao Mundo em 80 Dias de Júlio Verne é a obra emblemática apresentada pela Biblioteca Municipal na celebração do Dia Europeu das Línguas, assinalado a 26 de setembro. Para melhor dar a conhecer este livro, que povoa a memória de várias gerações de aspirantes a exploradores e grandes viajantes, foi preparado um pequeno vídeo que convida à aventura.
A data – instituída em 2001 pela Comissão Europeia e o Conselho da Europa – pretende promover o património linguístico e a diversidade cultural de um continente com mais de 225 línguas e dialetos oficiais. A preservação e difusão deste património rico e diverso é um imperativo para o multiculturalismo europeu, que nos une e diferencia a todos enquanto cidadãos.
A Volta ao Mundo em 80 Dias de Júlio Verne
Este livro terá sido, para várias gerações de pequenos aventureiros, a primeira grande viagem. Acompanhando as peripécias e façanhas de Phileas Fogg e do seu fiel Passepartout, descobrimos um mundo extraordinário de lugares únicos e misteriosos, de povos e culturas curiosas e estranhas que despertaram em nós divagações oníricas e nos converteram, a todos, em viajantes insaciáveis com consciência e necessidade do multiculturalismo.
Tudo começa em Londres a 2 de Outubro de 1872…