Cartaz_divulgacao-ATUAL_page-000111

13 de outubro DIA INTERNACIONAL PARA A REDUÇÃO DE CATÁSTROFES CELEBRADO COM EXPOSIÇÃO E VÍDEO COM TESTEMUNHOS DA COMUNIDADE

Cartaz_divulgacao-ATUAL_page-0001Terça-feira, 13 de outubro – Dia Internacional para a Redução de Catástrofes vai ser inaugurada na Biblioteca Municipal Alves Mateus, a exposição “Sismo de 28 de fevereiro de 1969″, alusiva ao tremor de terra que “abalou” o país, às 03:41 da madrugada (hora local).

Organizada pelo Centro de Investigação da Terra e do Espaço  (CITEUC),  Observatório Geofísico e Astronómico e Departamento de Ciências da Terra (DCT) da Universidade Coimbra, a exposição  resulta de um interessante trabalho de pesquisa levado a cabo por investigadores da Universidade de Coimbra a jornais locais e regionais, onde constam registos do maior sismo do séc. XX que afetou o território continental português.

Cartaz_divulgacao-ATUAL_page-0002A mostra contempla nove painéis que apresentam as seguintes temáticas: “O Sismo de 28 de fevereiro de 1969 na Imprensa da Região Centro”, “A Sismicidade no Mundo e em Portugal”,  “Mares de outras épocas: reconstituição das posições paleogeográficas da Península Ibérica desde o Proterezoico Final à Atualidade” e  “Principais sismos que afetaram Portugal”.

A esta exposição, a visitar ao longo de outubro e nos meses de novembro e dezembro, junta-se uma sessão online dirigida a alunos dos 11.º e 12.º anos do Curso Profissional de Proteção Civil, bem como à comunidade em geral, com a emissão de um vídeo com testemunhos reais de pessoas da comunidade que sentiram este sismo. São elas Belmira Ferreira Curveira de Matos, Adelina Durães, Estela Madalena Cruz Gouveia, João Prata Coelho, Leonor Alves Figueiredo, Elsa da Natividade Rodrigues Silvestre Amaral, Carlos Ribeiro e Francisco Machado Vieira. 

A emissão vai decorrer em pleno dia 13 de outubro nas plataformas do Município (https://www.cm santacombadao.pt • https://Facebook.com/smscdao), Rede de Bibliotecas de Santa Comba Dão (http://rbscd.cm santacombadao.pt) e Agrupamento de Escolas (https://www.escolas santacombadao.pt).

O objetivo desta comemoração é promover o debate sobre a temática do risco sísmico e a necessidade de uma sociedade mais informada e resiliente face a tais fenómenos geológicos na Região Centro.

 Cameron Sutton Womens Jersey