A visão de Nuno Furet em “Portugal de Norte a Sul pela E.N. 2 – Uma viagem fotográfica”

Nuno Furet – fotógrafo e homem de “sete ofícios” – apresentou, ontem, na Biblioteca Municipal Alves Mateus (BMAM), a exposição “Portugal de Norte a Sul pela E.N. 2 – Uma viagem fotográfica”, que vai ficar patente neste equipamento até ao final do mês de fevereiro.
Com a participação  da vereadora Carla Cunha e  de um grupo de convidados da Universidade Sénior de Santa Comba Dão (USSCD), este encontro traduziu-se numa interessante partilha sobre a visão e perspetiva  do autor, e também dos convidados, sobre uma estrada que atravessa Portugal de lés-a-lés, de fio a pavio
.

Nuno Furet explicou que foi uma deslocação familiar, durante a qual percorreu o trajeto da Nacional 2 entre Peso da Régua e Vila Real,  que lhe  despertou o desejo de fotografar,  este mítico traçado, sem se desviar da estrada. A viagem ocorreu, por etapas, em 2014, vindo a dar origem à edição – já em 2019 –  do livro “Portugal de Norte a Sul pela E.N. 2 – Uma viagem fotográfica” e, posteriormente,  à exposição com o mesmo nome.
Na mostra patente na Biblioteca, o visitante pode viajar de norte a sul em 20 fotografias, que nos revelam a perspetiva do autor de uma jornada, em  que  nunca saiu do percurso da N2 – um retrato em imagens da sua visão a partir da estrada. O autor explica que “são fotografias simples, apontamentos de detalhes que o vagar com que deve ser feita a viagem revela, esperando despertar no visitante o gosto por ver, mais do que apenas olhar, desfrutando, desse modo, de um país que se vai metamorfoseando a cada quilómetro, a cada centena de metros, ao virar de cada curva, diante dos seus olhos.” O objetivo é também suscitar a curiosidade para a descoberta além da estrada, para a visita a locais cá dentro e tão perto.
Junto aos convidados, Nuno Furet deu a conhecer a sua viagem, quer folheando as páginas do livro, quer revelando a razão das escolhas das imagens para integrar a exposição. Residente na Figueira da Foz, o autor disse que começou o registo precisamente por Santa Comba Dão e que foi fazendo a viagem por etapas, fotografando paisagens, monumentos e  pormenores que despertaram o seu olhar, refletindo a sua forma de ver o mundo.

Ao longo da sessão, Elizabete Almeida, coordenadora da BMAM, revelou algumas das facetas deste autor que “trabalhou nos mais variados ramos, de apanhador de percebes e professor, a operário fabril e bancário”. Em 2001 encontrou no todo-o-terreno a forma de comunicar a outros a sua paixão pelo património e procurou mais ferramentas para consolidar essa mesma paixão, licenciando-se, em 2015, em Estudos Artísticos, Minor em Artes e Património, na Universidade Aberta.

“Por outro lado, a paixão pela fotografia surgiu muito cedo, fruto de uma câmara e um livro oferecidos pela madrinha. Não que se preocupe muito com o lado técnico, deixando-se antes levar pela composição, num olhar atento e diferente ao que o rodeia”. O encontro dessas duas paixões resultou no livro ‘Portugal de Norte a Sul pela E.N. 2 – Uma viagem fotográfica’ e agora na mostra com o mesmo nome.