Patente na Biblioteca Municipal: Exposição de quadras de São Martinho

No dia 11 de novembro, a Biblioteca Municipal voltou a ser palco de uma celebração do São Martinho – santo padroeiro dos mendigos e um dos eleitos das tradições e festejos populares portugueses. Além do convívio com castanhas e jeropiga, apropriadas à ocasião, o momento esteve associado à abertura da exposição de Quadras de São Martinho, que pode ser visitada até ao final do ano no átrio deste equipamento.

Durante a iniciativa foi propiciado um momento cultural com a leitura de quadras e textos sobre a vida do santo e acerca das vivências associadas a esta época do ano. David Ferreira, Conchita Hernandez, Elsa Silvestre do Amaral e João Costa, através de videochamada, partilharam quadras e textos de sua autoria. Na ausência de António Maria Matos, habitual colaborador nestas iniciativas, e de Rui Jorge Pereira, um dos principais animadores e impulsionadores deste momento cultural, coube à bibliotecária Telma Coelho e Francisco Vieira a leitura e partilha de poemas e outros textos dos autores

Fátima Branquinho, acompanhada no âmbito do CLDS Viver + Santa Comba Dão e Elizabete Almeida, coordenadora da BMAM, efetuaram, de igual modo, a leitura de algumas quadras de utentes de lares e centros de dia do concelho.

Já num momento final e a fazer jus ao clima familiar e descontraído da iniciativa, Conchita Hernandez partilhou com todos os presentes o tema ‘À meia noite ao luar’, numa interpretação a capella.

A mostra

Patente de segunda a sexta-feira, das 09H30 às 17h00, esta exposição contempla quadras e textos de utentes da alguns lares e centros de dia do concelho, de alunos da Universidade Sénior de Santa Comba Dão, idosos acompanhados pelo CLDS 4G Viver + Santa Comba Dão, Tuna de Santo Estêvão e elementos da comunidade em geral. A acompanhar e complementar este conjunto de trabalhos estão expostos vários desenhos, alusivos ao tema, elaborados por alunos do 4.º ano dos Centros Escolares do concelho, no âmbito da Rede de Bibliotecas de Santa Comba Dão.