Turmas do 6.º ano e alunos da Universidade Sénior visitam exposição “Sentinelas do Mar
Patente na Biblioteca Municipal até ao dia 20 de janeiro, a exposição de pintura “Sentinelas do Mar” recebeu, na última semana, a visita de várias turmas do 6.º ano de escolaridade da Escola Básica de Santa Comba Dão.
Uma destas visitas foi acompanhada pela vereadora Carla Cunha e por vários alunos da Universidade Sénior, que assistiram a uma apresentação sobre a temática inspiradora das 33 pinturas que compõem esta mostra – os faróis.
Na sessão, o pintor e promotor da iniciativa, Aires dos Santos, e um dos artistas convidados, Nelson Santos, falaram sobre aos motivos e as técnicas abordadas no conjunto de trabalhos apresentado, que procura divulgar e valorizar o património associado aos faróis nacionais e toda uma história “ligada ao mar que tanto honra os portugueses”. Perante uma turma atenta e bastante interessada responderam a perguntas sobre a localização dos faróis, a opção cromática dos pintores, o estilo de pintura e a própria arquitetura destas estruturas que orientam a navegação e oferecem abrigo.
Realçaram a importância do envolvimento da comunidade escolar nestas iniciativas promotoras de um maior conhecimento sobre o meio e potenciadoras de uma maior sensibilização para a proteção dos recursos marítimos e fluviais.
A sessão incluiu ainda a exibição de dois vídeos da Direção de Faróis e da Autoridade Marítima Nacional sobre as funções e importância dos faróis e acerca da segurança marítima, que foram comentados pelo faroleiro Hélder Abreu. Experiente e com um vasto conhecimento do tema, este profissional – que já trabalhou em vários faróis nacionais – explicou as funções das diversas estruturas que compõem o farol, descreveu o dia-a-dia do faroleiro e a forma como o trabalho é organizado, respondendo a várias questões sobre cuidados de saúde e alimentação, entre outras dúvidas colocadas por vários alunos presentes. O faroleiro abordou, de igual modo, a evolução dos faróis, numa viagem que começou com as primeiras fogueiras acesas na costa para orientar a navegação até aos mais modernos e eletrónicos dispositivos de orientação.
A culminar uma partilha bastante positiva e enriquecedora, Elisabete Almeida, coordenadora da BM, leu o conto «Olá, Farol!» de Sophie Blackal, disponível neste equipamento, dando a conhecer a pintura de um farol da autoria de um jovem leitor, Pedro Abreu, inspirada no conjunto de trabalhos apresentado nesta mostra.
De notar que a exposição “Sentinelas do Mar” se encontra integrada num projeto com o mesmo nome, decorrente de uma parceria instituída entre o Município de Nelas e a Autoridade Marítima Nacional. A iniciativa da mostra coube a Aires dos Santos – anterior vereador da Cultura da Câmara de Nelas – que convidou uma dezena de conceituados artistas ibéricos durante o período pós confinamento.