Até ao final de fevereiro visite: Exposição documental400 Anos da Canonização de Santa Teresa de Ávila, St. Inácio de Loyola e S. Francisco Xavier – Livros Antigos dos Séculos XVII e XVIII na Biblioteca Municipal de Santa Comba Dão

No âmbito da celebração dos 400 anos da Canonização de Santa Teresa de Ávila, St. Inácio de Loyola e S. Francisco Xavier, três figuras cujo legado histórico e cultural teve um impacto assinalável nos estudos humanísticos, a Biblioteca Municipal Alves Mateus (BMAM) expõe um conjunto de edições datadas entre 1600 a 1704, do seu acervo de Livro Antigo, alusivos às vidas e obras destes santos.

Nesta mostra documental, patente até 27 de março, pode apreciar meia dezena de ‘tesouros culturais e históricos’, devidamente enquadrados com painel informativo sobre vida e obra destas três importantes figuras da Reforma Católica do século XVI após a divisão causada pela Reforma Protestante em 1517.

“Vulgarmente designados por Santos da Reforma Católica, Santa Teresa de Ávila (também Santa Teresa de Jesus), São Francisco Xavier e Santo Inácio de Loyola foram amplamente divulgados conforme os cânones Tridentinos. Assim as suas vidas e milagres aparecem difundidas como padrões ideológicos, devocionais e morais em ciclos de representações artísticas com o decorum imposto pela Contra Reforma: a necessidade de rigor iconográfico e clareza da linguagem figurativa, eliminando tudo o que era profano. Para garantir a execução deste programa dogmático, propagandístico, didático e catequético eram frequentes as inspeções dos visitadores de Santo Ofício e as Constituições Sinodais dos bispados a “dar licença”. Com a proliferação do mercado tipográfico surgem, por toda a Europa, várias obras religiosas como hagiografias, autobiografias e ensinamento ascético e moral muitas vezes acompanhadas por gravuras que serviam todos os propósitos emanados do Concílio de Trento”.

Com pouco mais 100 anos a separá-las – do início do século XVII até ao início do século XVIII – as obras patentes dão, precisamente, conta das “vidas e milagres” destes santos, “difundidas como padrões ideológicos, devocionais e morais”. Como nota de curiosidade, fica o registo para o facto de dois destes livros religiosos precederam aquela que foi a maior canonização da história, ocorrida há pouco mais de quatrocentos anos, no dia 12 de março de 1622. Nessa data, o Papa Gregório XV reconheceu, simultaneamente, a santidade das três figuras em destaque nesta mostra – Francisco Xavier (1506-1552), Inácio de Loyola (1491-1556), Teresa de Ávila (1515-1582) – a par de Isidoro, o Lavrador (ca. 1070-1130) e Filipe Néri (1515-1595).

TERESA DE JESUS, Santa, 1515-1582, O.C.D.
Obras de la gloriosa madre Santa Teresa de Jesus, fundadora de la refoma de la Orden de Nuestra Senõra del Carmen, de la primeira observancia – En Barcelona: en casa de Cormelias, 1704. – 2 vol. ; 4.º (20 cm)

TERESA DE JESUS, Santa, 1515-1582, O.C.D.
Cartas de la serafica y mistica doctora Santa Teresa de Jesus, madre fundacdora de la reforma de la Orden de Nuestra Señora del Carmen de la Primitiva Observancia / con notas del Excelentissimo Y Reverendissimo, señor Juan de Palafoz e Mendonça, Obispo de Osma del Consejo de su Magestade…; recogidas por orden del Reverendissimo Padre Fray Diego de la Presentacion, General de los Carmelitas Descalços de la Primitiva Observancia . – En Barcelona : em casa Martin Gelabert, delante la Retoria de N. S. del Pinho : a costa de Juan Casañas y Jaime Batlle, Libreros y vendese em sus Casa, 1700 . – 2 vols. ; 4.º (20 cm)

TERESA DE JESUS, Santa. 1515-1582, O.C.D.
Avisos espirituales / de Santa Theresa de Jesus ; comentados por el padre Alonso de Andrade de la Compañia de Jesus.. . – Barcelona : em casa de Cormellas por Tomás Loriente : a costa de Jacinto Ascona, Juam Terresanches y Juan Pablo Marti Libreros [1700] . – 2 vol. ; 4.º (21 cm)

COMPANHIA DE JESUS
Regras da Companhia de Iesu . – Em Evora : por Manoel de Lyra, 1603 . – [4],111 [i.e. 112], [4] p. : il. ; 8.º [14 cm)

LUCENA, João de, 1550 – 1600, S.J.
Historia da vida do padre Francisco de Xavier : e do que fizerão na India os mais religiosos da Companhia de Iesu / composta pelo padre Ioam de Lucena, da mesma Companhia, português, natural da Villa de Trancoso . – Em Lisboa : impressa por Pedro Crasbeeck, 1600 . – [12], 908 [i.e. 912], [40} p. : il. ; 2.º (28 cm)