Manuela Gonzaga na 3ª Edição da Feira do Livro de Santa Comba Dão
Manuela Gonzaga Apresenta a Obra Doida Não e Não na 3ª Edição da Feira do Livro de Santa Comba Dão
Manuela Gonzaga esteve presente na 3ª Edição da Feira do Livro de Santa Comba Dão, a convite da Câmara Municipal para apresentar a sua mais recente obra Doida Não e Não.
A apresentação do livro decorreu no espaço do Cantinho do Autor, pelas 20:30 horas de 10 de Junho, sexta-feira, com a presença de João Lourenço, Presidente da Câmara Municipal que apresentou a autora ao público presente.
Doida Não e Não conta a história de Maria Adelaide Coelho da Cunha filha do fundador do Diário de Notícias e casada com um dos seus primeiros directores, Alfredo da Cunha.
Em 1918, esta mulher apaixona-se pelo motorista, homem consideralvelmente mais novo do que ela, com quem foge de casa, trocando os luxos de um palácio de Lisboa pelo desconforto de uma modesta casa em Santa Comba Dão.
Marido e filho conseguem encontrá-la e, com a colaboração dos maiores psiquiatras da época, internam Maria Adelaide num manicómio, com o diagnóstico de “loucura lúcida”.
Doida Não e Não é uma obra biográfica sobre a vida de Maria Adelaide, ao mesmo tempo que, apresenta um retrato da sociedade portuguesa da época, tece considerações acerca do papel da mulher e faz alusão aos erros que se cometeram relativamente à psiquiatria, a nova ciência da época.
Nesta sua passagem pela Feira do Livro de Santa Comba Dão Manuela Gonzaga fez, ainda, uma pequena abordagem aos livros da colecção O Mundo de André, obras de ficção destinadas a um público adolescente e teceu comentários acerca da sua escrita e da sua inspiração.
Texto: Gabinete de Comunicação Social e Imagem