Semana da Leitura 2023 – Conhecimento e Cultura

De 27 a 31 de março, Santa Comba Dão recebeu a Semana da Leitura, que nesta edição 2023 esteve centrada em quatro eixos de intervenção: Comunidade, Literacia, Promoção da Leitura e Comunidade. Diversificada e atrativa, a agenda contemplou a realização da feira do livro, exposições, espetáculos de teatro, oficinas, palestras e desafios, encenações, padrinhos de leitura, leituras comentadas e com a família, entre outras atividades culturais e promotoras do conhecimento.

Uma vez mais, a organização desta Semana intensa e enriquecedora coube à Rede de Bibliotecas de Santa Comba Dão – Município e Agrupamento de Escolas – que propiciou um programa abrangente e amplo para todos os níveis de educação e ensino: do Pré-Escolar ao Ensino Secundário.

Com o objetivo de celebrar, de forma generalizada, a leitura e o livro junto da comunidade, estes cinco dias recheados de novas aprendizagens desenvolveram-se nos diferentes estabelecimentos de ensino do concelho, Biblioteca e Casa da Cultura. A agenda incluiu ainda várias visitas de estudo – com passagem por marcos do nosso património e centros vocacionados para a ciência – enquanto iniciativas propiciadoras do conhecimento, que estimulam a cultura e o diálogo entre várias áreas do saber.

Durante a semana, nota ainda para as várias apresentações teatrais que enriqueceram o programa. Fica o registo das peças “Aqui Vamos Nós”, com os animadores da Biblioteca Municipal de Nelas, O Pinóquio pelo Teatro Lanterna Mágica, Tangerina Atchim Atchim Atchum – espetáculo interdisciplinar de teatro e artes circenses, levado à cena por Nádia Estadieu, e O Principe Nabo pela companhia Atrapalh’arte.

Destaque também para os vários desafios lançados juntos dos alunos: Book dating, Quem é Quem?, Microcontos, Quizzes e Ler é. Registo também para a inclusão no programa de iniciativas interdisciplinares , como, por exemplo, a palestra “Moléculas para além das ligações covalentes” e a oficina “A gastronomia molecular e a química”.

Além destas iniciativas para as escolas, a comunidade em geral pôde beneficiar das ofertas e descontos da feira do livro, que funcionou no átrio da Casa da Cultura, tendo ainda sido incluída no programa a exposição “Fernando Pessoa – Coração de Ninguém” patente na Biblioteca Municipal.