SEMANA DA LEITURA ABRE AO PÚBLICO E INCENTIVA À APRENDIZAGEM

A sessão oficial de abertura da Semana da Leitura Concelhia, sob o tema “Elos de Leitura”, decorreu no dia 18 de abril, pelas 18h30, no Auditório Municipal de Santa Comba Dão.

O momento contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Santa Comba Dão, Leonel Gouveia, que não deixou de exaltar a importância da iniciativa numa época em que as novas tecnologias, na sua generalidade, “impressionam e conduzem os jovens por caminhos que não os da leitura”.

O autarca não deixou igualmente de focar o programa estabelecido para esta edição da Semana da Leitura, que “serve ao objetivo de tentar conquistar, motivar e incitar tanto jovens e adultos para a leitura. A Semana da Leitura, a que lhe está associada a Feira do Livro, será bastante proveitosa para os Santacombadenses, e outros visitantes, que terão oportunidade de desfrutar de momentos literários e culturais”.

Segundo Leonel Gouveia, a iniciativa serve igualmente ao objetivo de divulgar uma outra vertente “que o concelho tem de melhor”: a vertente literária. “Com o seu foco voltado para a cultura literária, nesta Semana da Leitura não podemos deixar de enaltecer o trabalho dos ‘nossos’ escritores, que são já uma referência para Santa Comba Dão e para a sua história. Trata-se de criar oportunidades de elevarmos a nossa terra através das palavras da ‘nossa gente'”, finalizou.

Entre as diversas entidades locais que se associaram a esta sessão oficial de abertura, de referir a presença da diretora do Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão, Madalena Dinis, e do presidente da Associação de Pais, Luís Nunes. Ambos enalteceram o caráter da iniciativa, que levam e elevam junto do público a importância da leitura, uma mais valia para a aprendizagem de novos conhecimentos, principalmente da “nossa Língua Mãe”, a Língua Portuguesa.

É de relembrar que a Semana da Leitura Concelhia vai prolongar-se até ao dia 25 de abril, com diversos espaços de visita disponíveis ao público: Feira do Livro, exposições, cantinho do autor, leituras, música, teatro, entre outros.