Semana da Leitura Concelhia estimula aprendizagem e diálogo entre várias áreas do saber
A Semana da Leitura Concelhia teve lugar entre os dias 4 e 8 de abril, em Santa Comba Dão, com programa amplo e atrativo, que incluiu encontros com escritores, apresentação de livros, exposições, espetáculos de teatro, oficinas de escrita e palestras, entre outras atividades culturais e promotoras do conhecimento
Com o objetivo de celebrar a leitura e o livro junto da comunidade escola e de estimular a aprendizagem e o diálogo entre várias áreas do saber, a iniciativa desenrolou-se em estabelecimentos de ensino do concelho, na Biblioteca e Casa da Cultura.
A organização coube, uma vez mais, à Rede de Bibliotecas de Santa Comba Dão – Município e Agrupamento de Escolas – que dinamizou um programa para todos, com atividades que abrangeram os diferentes níveis de educação e ensino: do Pré-Escolar ao Ensino Secundário.
Ao longo da iniciativa, os jovens alunos tiveram a oportunidade de se encontrarem com autores conhecidos do público infantil e juvenil, como Milu Loureiro, Fernando Marques Pereira, Joana Branquinho, António Neves, Santos Costa e José Rodrigues – que partilharam com os mais jovens livros e leituras. Durante a semana, nota ainda para a oficina de escrita com Luís Chaves, e para a apresentação de peças de teatro . Para o 1.º Ciclo ‘subiram ao palco’ a peça “Lanterna Mágica” e a apresentação com fantoches “A Carochinha”. Para os alunos do 9.º ano foram selecionadas as peças “Teatro Oprimido” e o “Auto da Barca do Inferno”.
No programa estiveram ainda integradas iniciativas interdisciplinares , como a palestra “As aves marinhas como sentinelas da saúde dos ecossistemas marinhos”, um peddy paper de história e geografia e a atividade “Ciência e Escrita Criativa”.
Ao longo da semana, houve, também, partilha de poemas e leituras, atividades de ilustração, a criação de um mural e a montagem de uma instalação alusiva à importância da leitura, no átrio da Escola Secundária.
Além destas iniciativas para as escolas, a comunidade em geral pôde beneficiar das ofertas e descontos da feira do livro, que funcionou no átrio da Casa da Cultura, bem como da partilha de poemas em cafés e pastelarias de Santa Comba Dão.