Semana da Natureza e da Ciência em Santa Comba Dão
Semana da Natureza e da Ciência Decorreu Entre os Dias 19 e 23 de Março em Santa Comba Dão
Entre os dias 19 e 23 de Março, realizou-se, em Santa Comba Dão, a Semana da Natureza e da Ciência, uma iniciativa com organização conjunta da Rede de Bibliotecas de Santa Comba Dão (RBSCD), da Câmara Municipal de Santa Comba Dão, do Agrupamento de Escolas local e da Profiacademus – Escola Profissional.
A Semana da Natureza e da Ciência contou, igualmente, com a colaboração do Departamento de Ambiente e do Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal de Santa Comba Dão, da Universidade Sénior de Santa Comba Dão, do CMAD – Conservatório de Música e Artes do Dão e da Expressart’ – Escola D’Artes do Município de Santa Comba Dão e com o apoio do Plano Nacional de Leitura e da Rede de Bibliotecas Escolares.
Dinamizada com o objectivo de informar e sensibilizar a comunidade escolar para as temáticas da Ciência e da Natureza, esta semana foi composta por actividades diversificadas como o teatro, a declamação de poesia, a música, a literatura, exposições diversas relativas à ciência e à natureza, realização de trabalhos de campo e de laboratório com o intuito de demonstrar aos alunos os diversos campos de aplicação da ciência e formas de protecção e preservação da natureza e dos seus recursos naturais.
Ao longo da semana, as acções decorreram nos diversos espaços dos estabelecimentos de ensino afectos ao Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão, nomeadamente, nas bibliotecas escolares, nos diversos espaços dos estabelecimentos de ensino como salas de aula, corredores e outros espaços de circulação, na Biblioteca Municipal Alves Mateus e na Universidade Sénior de Santa Comba Dão.
O laboratório aberto da área de Fisico-Química e Ciências Naturais, dinamizado pelos docentes Maria do Rosário Silva e Jorge Silvestre, esteve aberto à comunidade escolar durante a manhã de sexta-feira, dia 23 de Março, no Pavilhão do terceiro ciclo da Escola Básica 2/3 de Santa Comba Dão com o intuito de sensibilizar os alunos para as disciplinas de físico-química e ciências naturais e para as suas potencialidades.
A iniciativa teve como objectivo proporcionar aos visitantes o contacto com actividades lúdico-didácticas e experimentais como a criação de pega-monstros ou a erupção de vulcões e que podem ser elaboradas a partir de ingredientes simples como: cola, detergente, corantes, água oxigenada, bicarbonato de soda, vinagre ou esferovite.
Ao início da manhã, o Salão Polivalente da Escola Básica 2/3 de Santa Comba Dão acolheu um desfile de moda, da responsabilidade dos docentes da área de Português, baseado em autores de Clássicos da Literatura Portuguesa: Almeida Garrett, Gil Vicente, Eça de Queirós, Camilo Castelo Branco, entre outros.
Neste desfile, os alunos vestiram as personagens de diversos romances como “O Primo Basílio”, “Os Maias”, “Amor de Perdição “ou o “Auto da Barca do Inferno”, apresentando ao público presente, as biografias dos seus personagens.
O Salão Polivalente da Escola Básica 2/3 acolheu, após este desfile, a realização do III Concurso de Flautas de Bisel e Interpretação de Canções, dinamizado pelos docentes José Loureiro e Teresa Melo.
A Biblioteca Escolar da Escola Secundária/3 do Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão acolheu, ao longo da semana, a exposição “A Natureza”, da responsabilidade da Câmara Municipal de Santa Comba Dão, através da Biblioteca Municipal Alves Mateus, do Departamento de Ambiente e do Gabinete Técnico Florestal e que visou dar a conhecer a fauna e flora autóctones do concelho através da representação de diversos tipos de árvores que se podem encontrar em Santa Comba Dão, mas também das espécies animais que habitam os espaços verdes e ribeiras.
Esta exposição foi, ainda, composta pela exposição de obras que fazem parte do espólio da Biblioteca Municipal Alves Mateus relativas à fauna, flora e florestas sendo de destacar a presença de obras científicas que fazem parte do Fundo Local daquela biblioteca.
A Câmara Municipal de Santa Comba Dão promoveu, ainda, a actividade Caça ao Tesouro que se desenrolou nas turmas do quarto ano dos Centros Escolares do concelho através do Departamento de Ambiente em colaboração com o Departamento de Educação.
Esta Caça ao Tesouro, constituída por 20 níveis, teve como objectivo dar a conhecer aos alunos, através da realização de jogos de memória e de correspondência, as espécies de fauna e flora nativas do concelho de Santa Comba Dão como a silva, a madressilva, a estevinha, o pinheiro bravo, o freixo, o carvalho alvarinho, a andorinha das chaminés ou o chapim de poupa.
A actividade visou, igualmente, sensibilizar os alunos para a preservação e protecção do meio ambiente e dos animais.
A Semana da Natureza e da Ciência encerrou a 23 de Março, sexta-feira, com a realização, pelas 20:30 horas, de um sarau cultural destinado à comunidade local no Pavilhão do Secundário da Escola Secundária/3 de Santa Comba Dão.
O espectáculo, promovido pelo Departamento de Línguas, foi composto por momentos de dança, canto, humor, teatro e desfiles de moda, numa alusão às ciências e à natureza participado por diversos departamentos do Agrupamento de Escolas.
Durante este sarau estiveram abertas ao público diversas exposições temáticas que tiveram lugar nas salas de aula do pavilhão.
Texto: Gabinete de Comunicação Social e Imagem / Rede de Bibliotecas de Santa Comba Dão