Tarde Cultural marca inauguração da exposição ‘Sintonia Poética’

A Rede de Bibliotecas de Santa Comba Dão comemorou, a 21 de março, os Dias Mundiais da Poesia e da Árvore, com a inauguração da exposição “Sintonia Poética”.

Patente até ao final do mês na Biblioteca Municipal Alves Mateus (BMAM), a mostra conjuga ilustrações de alunos do 2.º Ciclo sobre a temática da árvore e poemas alusivos às duas efemérides, da autoria de alunos da Universidade Sénior (US), de seniores integrados em projetos da CLDS 4G Viver + Santa Comba Dão (Venda do Sebo, Soito, Nova Foz do Dão e Vila de Barba) e da comunidade em geral.

Na inauguração da exposição juntaram-se mais de duas dezenas pessoas – entre autores e elementos da comunidade – para a partilha de uma matiné cultural, que contou com a presença da vereadora Carla Cunha, que deu os parabéns a todos os envolvidos, felicitando-os pelos trabalhos apresentados. Também a coordenadora da Biblioteca sublinhou a criatividade e diversidade dos poemas e desenhos, referindo a célere resposta dos autores, que prontamente se disponibilizaram a enriquecer esta mostra.

Numa sessão, conduzida pelo professor da US, Rui Jorge Pereira, a tarde foi de poesia. Primeiro pelos representantes da US, com a leitura de poemas pelos autores – o apresentador da matiné, Rui Jorge Pereira, Conchita Hernandez, Francisco Vieira, Alcina Cardoso e António Maria Matos.

Da comunidade, partilharam os seus poemas David Ferreira, Elsa Amaral, João Lima e Maria Teresa Sousa.

No âmbito do projeto da CLDS 4G Viver + Santa Comba Dão, a declamação coube a Maria Clara de Campo Ferreira da Cruz, de Venda do Sebo, Laura Amélia Ferreira Duarte, da Nova Foz do Dão, António Cerdeira Gomes, de Vila de Barba e Maria do Céu de Matos, do Soito.

A encerrar, fica a nota para um apontamento musical proporcionado pelos alunos da US João Costa, Conchita Hernandez, Francisco Vieira e Margarida Alves com a canção “ Viseu Senhora da Beira”.

O Município ofereceu a todos os 25 participantes na atividade a obra “Rosas para Quem Amo” – da autora do concelho, Amélia Paulo.

Patente até dia 31 de março, a mostra vai ainda receber a visita dos jovens autores das ilustrações que integram a exposição, podendo ser visitada, pela comunidade de segunda a sexta-feira, das 09H30 às 17H00.