Tradição, Magusto e Música na abertura da exposição “Quadras de São Martinho”

Um dos mais carismáticos docentes da Universidade Sénior, Rui Jorge Pereira, conduziu no dia 10 de novembro, a já clássica atividade Quadras de São Martinho, que marcou a abertura da exposição com o mesmo nome, que pode ser visitada no átrio da Biblioteca Municipal até ao final do ano. Promovida pelo Município, através da Biblioteca Municipal, a iniciativa celebrou um dos santos mais queridos da tradição popular – o São Martinho, (re)conhecido pela sua bondade e pelos dias amenos com que habitualmente brinda esta celebração.

Este ano, não obstante a chuva ter marcado insistente presença, a atividade reuniu várias dezenas de pessoas numa tarde cultural, durante a qual foram partilhadas, pelos próprios autores, quadras populares e outros textos alusivos a vivências comunitárias. E como não poderia deixar de ser, as castanhas e a água pé – produtos da época – foram ingredientes fundamentais nesta festa, marcada de igual modo por momentos musicais bastante aprazíveis.

Acompanhada pela coordenadora da Biblioteca Municipal, Elisabete Almeida, Catarina Costa, vice-presidente do Município, expressou os parabéns a todos os envolvidos nesta atividade, que promove o envelhecimento ativo e fomenta o gosto pela escrita e pela leitura, além da salutar partilha de saberes e tradições.

Num momento marcado pela presença de uma moldura humana bastante calorosa, representantes das instituições, lares e centros de dia do concelho partilharam as suas quadras e outros trabalhos que aliaram a escrita às artes visuais. Da Universidade Sénior, fica a nota para a participação de Conchita Hernandez, David Ferreira, João Costa, Isabel Dias, Aires Dias e Elsa Silvestre do Amaral, que também apresentou um trabalho sobre os festejos de São Martinho em Óvoa. Também o apresentador Rui Jorge Pereira e o professor da US, António Maria Matos juntaram as suas quadras e reflexões a este sarau cultural, enriquecido, de igual modo, pela partilha de Carlos Domingos e Manuel Fonseca, utentes dos Centros Sociais e Paroquiais de São João de Areias e Couto do Mosteiro, respetivamente.

Para a história deste momento cultural e de partilha, destaque para as participações do fadista Paulo Pires que encantou o público com os fados de Coimbra ‘Traz outro amigo também’ e ‘Balada da mãe’ e para os apontamentos musicais de Pedro Cruz, aluno da Escola de Música da Casa do Povo de São Joaninho, que a todos presentou com vários apontamentos musicais na concertina.

No público, registo para a presença de membros da comunidade, alunos da US, utentes e técnicos de lares e centros de dia do concelho.

A mostra
Patente até ao final do mês de dezembro, a mostra de quadras de São Martinho – resultante de um desafio lançado pelo Município às instituições do concelho – pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 09h30 até às 17H00.

Na exposição podem ser apreciadas imaginativas quadras, e outros trabalhos gráficos e de recolha, de utentes da Santa Casa da Misericórdia, Centros Sociais e Paroquiais de Couto de Mosteiro, São Joaninho e São João de Areias, Centro de Bem-Estar Social Prof. Oliveira e Costa (Pinheiro de Ázere), alunos da US de Santa Comba Dão e elementos da comunidade em geral.